O Conselho do Banco Mundial aprovou, recentemente, o Projecto de Centros de Educação de Excelência do Ensino Superior da África Austral e Oriental (ACE II). Cada um dos 24 Centros de Excelência será financiado até US $ 6 milhões durante o período do projeto, de cinco anos.
O objectivo do projecto ACE II é fortalecer as instituições selecionadas para oferecer educação de pós-graduação de qualidade e desenvolver a capacidade de pesquisa colaborativa nas áreas prioritárias regionais.
Espera-se que os Centros de Excelência selecionados enfrentem os desafios específicos de desenvolvimento na região, através de cursos de Mestrado e PhD, e cursos de curta duração e de investigação aplicada sob a forma de parcerias e colaborações com outras instituições e do sector privado.
Os Centros de Excelência foram selecionados através de um processo aberto e transparente e espera-se que reforcem a capacidade institucional para proporcionar qualidade da educação de pós-graduação com relevância para o mercado de trabalho.
Espera-se igualmente que os centros desenvolvam e aprofundem parcerias com outras instituições acadêmicas (nacionais, regionais e internacionais) para buscar a excelência acadêmica.
Ao longo da duração do projecto, espera-se que os Centros, coletivamente, matriculem mais de 3.500 estudantes de pós-graduação nas áreas prioritárias de desenvolvimento regional, dos quais mais de 700 de doutoramento e mais de 1.000 estudantes do sexo feminino, publicar quase 1.500 artigos em revistas científicas, lançar mais de 300 colaborações de pesquisa com o setor privado e outras instituições.
Prevê-se que, no final do projecto, os centros terão desenvolvido uma capacidade suficiente para tornarem-se centros regionais sustentáveis para treinamento e pesquisa em suas áreas especializadas, capazes de liderar os esforços para enfrentar os desafios de desenvolvimento prioritários e melhorar a vida na região. O projecto ACE II deverá ser concluído em outubro de 2021.
Para mais detalhes sobre o assunto leia:

Resolução do Conselho de Ministros que ratifica o Acordo de Crédito para financiar Projectos de Centros de Excelências no Ensino Superior da África Oriental e Austral (ACE II)

Eastern and Southern Africa Higher Education Centers of Excellence (ACE II) Project Approved

 http://www.iucea.org/